segunda-feira, 6 de maio de 2013

Desobedecendo Newton

Ter as reações certas nos momentos certos é fácil. 
Ação e reação são muito fáceis de vivenciar. O ser humano é treinado para isso desde a infância. 
Difícil é se educar para fazer o melhor possível quando tudo é adverso, quando as coisas não dão muito certo.
Todo mundo espera que você haja de determinadas maneiras em certas situações. 
Sentir-se incomodado por ter que ficar esperando, por exemplo. Ter aquela impaciência no trânsito quando ele está lento é o normal. 
Em geral é possível até sistematizar como vão funcionar as emoções das pessoas quando confrontadas com certos impulsos. A certeza da previsibilidade do comportamento humano é um prato cheio para os empresários.
As empresas de televisão, por exemplo, vivem disso. Ao produzirem emoções baratas para quem assiste a uma novela já se sabe que quem está descansando e se divertindo não quer muito trabalho em equacionar uma ideia ou apreciar uma arte mais complexa. 
Entre as crianças e adolescentes essa reação negativa se manifesta geralmente pela falta de vontade de estudar. A vontade acordar mais tarde. A "raivinha" por causa de um professor mais severo. 
Isso é o básico. 
Qualquer ser humano se comporta assim, naturalmente. 
Difícil, mas extremamente recompensador é reverter as situações e fazer o inesperado. 
Tente ver as vantagens de acordar mais cedo, por exemplo. 
É possível até colocar no papel, mesmo. O dia mais longo. Uma quantidade maior de tarefas que podem ser feitas. Tirar mais tempo para si mesmo.  
E não é tão difícil assim conseguir contrariar as expectativas. Basta usar a cabeça procurar formas de se posicionar a respeito do assunto e ver como se poderia reagir de outra forma. Uma boa leitura, jogos mentais.
Um exercício interessante para quem tem problemas para se levantar:
Tente fingir por algum tempo que você não consegue se levantar. Pense no prejuízo advindo dessa sua incapacidade. Pense em quantas pessoas cheias de tarefas não conseguem se mover por não conseguirem sair da cama. Pense em como vai ser triste desistir de tudo, das suas metas, de boa parte das amizades. Pense que não vai encontrar os amigos gente boa, não vai sentir o cheiro do café na casa dos outros.
Um dos aspectos negativos dessas reações tão previsíveis é o fato de que se pode perder boas oportunidades por causa delas. Uma dificuldade inicial com um idioma, por exemplo, pode causar uma reação negativa que pode redundar em que a pessoa nunca venha a aprender essa língua. Nesse caso, todas as oportunidades ligadas ao conhecimento em questão estarão sendo jogadas fora.  
Aquele professor mais exigente pode ser o que faltava para você começar a levar a sério a escola. Pode ser nesse momento que você vê que há motivos bons para trabalhar mais firme nos deveres de escola, por exemplo. Mesmo por que, um dos motivos pelos quais ele pode parecer severo é pelo fato de você parecer fraco. Portanto, a melhor maneira de reagir a ele é provar o contrário. 
Um dos nomes para a capacidade em reagir de maneira diferente da maioria pode ser maturidade. Ela também é o conhecimento, a ciência do resultado a ser obtido com essa ou aquela atitude. Em gera, acompanhando a maturidade vem também a capacidade de conhecer os próprios limites e superá-los. 
Maturidade é, entre outras coisas, a capa que veste os fortes.Treinando bastante, ela pode chegar de uma maneira muito mais tranquila e com enormes benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário